terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O brasileiro parou de se importar com música nova


Recentemente o jornalista André Barcinski encerrou seu blog que mantinha no portal UOL, acompanhei seus textos por mais de uma década, tanto na Folha de São Paulo quanto nos demais portais que ele assinava sempre com publicações voltadas as artes e cultura. Por mais que o gosto por cinema e literatura estivessem sempre presentes na minha vida,a minha atenção acabava sempre se voltando para a boa música, B-Sides de bandas que conhecia ou mesmo novidades que ele publicava, o fim do Blog deixou órfão uma turma de leitores que ficou completamente perdida já que o Brasil não tem uma publicação isenta de jabá e que fale de biografias, documentários e discos de uma maneira isenta.

Descobri muita coisa boa que acabou moldando meu caráter e mesmo minha cultura músical através do blog e mesmo na internet. Vivo em uma cidade de 180 mil habitantes no interior do Paraná chamada Guarapuava, no começo dos anos 2000, sem TV a cabo e com rádios voltadas ao sertanejo e o Mainstream tive que ir atrás de outro mundo musical movido pela curiosidade ou mesmo estando atendo a dicas de pessoas interessantes. Em São Paulo, o  Programa Garagem, da finada rádio Brasil 2000, capitaneado pelos jornalistas Paulo César Martins e Alvaro Pereira Jr além do próprio Barcinski foi um farol em meio a escuridão de se viver em um lugar sem a menor cultura musical, como boa parte do interior do Brasil, na época, em que as rádios ditavam regras sobre o que era bom ou não, normalmente com uma programação era feita por quem não entendia de música. O leitor então se pergunta: o que você busca nessa introdução? Simples, e respondo com outra pergunta (somente os idiotas respondem uma pergunta com outra Dona Florinda). Como você descobre musica nova, tem interesse?

Imagino que a resposta não seja mais revistas, MTV, ou rádio, salvo engano se você faz parte da população que não se importa com o que esteja tocando desde que seja qualquer coisa da Marilia Mendonça. No mais, a resposta deve ser Spotify, Deezer ou Youtube. Nunca consegui me acostumar com a ideia de um algoritmo me indicar algo, obviamente sabe-se que aquilo é direcionado, acredito que o interesse por música, filme ou mesmo livro novo deve vir acompanhado por algo que te motive a querer mergulhar naquele mundo. Tenho por hábito fazer duas coisas, primeiro ouvir a rádio britânica BBC 6 e americana KEXP, ambas tocam muita música brasileira, coisa que não vemos por aqui em grandes emissoras, e quando digo música brasileira são bandas novas, nada de "como era bom no meu tempo".

Nos últimos meses passei a observar atentamente como as pessoas ouvem música. Existe, em primeiro lugar o fenômeno da chamada "música de porta loja", ou seja, a loja  ou supermercado tem uma playlist feita por algum estúdio como se fosse uma "Rádio Loja", lá são colocadas músicas como as que você vê em programas de TV tais como Luan Santana, Gustavo Limma, Sofrências e afins. As pessoas estão tão acostumadas com aquilo que já não se importam mais com o que está tocando.  

Outro fato, são os saudosistas que tomados por uma preguiça monstruosa, acham que a música brasileira parou na década de oitenta, para esses pessoas toda cena brasileira se resume apenas a nomes como: Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso, Titãs e Cazuza. Não existe nada além disso, no máximo um Raimundos e Charlie Brown. 

Outro cenário que atrapalha, são as bandas cover e cantores de restaurante/barzinho, voz e violão, esses (como são chatos, Santo Deus) acharam um nicho financeiro  confortável em que não precisam criar, é só repetir! para que criar um arranjo, uma letra se posso ganhar dinheiro cantando Djavan as 2 da manhã? Pra que montar uma banda de diferente de tudo se eu posso fazer um cover do Bon Jovi?

Para concluir, o Brasil nunca viveu um período tão bom musicalmente, temos uma infinidade bandas, cantores e cantoras de qualidade, você não vai ficar sabendo disso pela Globo, pela rádio da sua cidade ou pelo som do vizinho, é preciso procurar, o brasileiro reclama que não tem música boa e nova é porque ele não se da ao trabalho de ler e procurar. Se eu tivesse escrito um texto apontando 10 bandas nacionais interessantes certamente ninguém iria se importar, alais com esse texto acredito que poucos irão. ultimamente as pessoas preferem saber sobre o novo corte de cabelo do Neymar ou o que o Youtuber "Robson" falou do Lula ou do Bolsonaro ao invés de se importarem com a busca de uma boa música.  E você, o que tem ouvido? Se a resposta for Iron e Metallica, Roupa Nova e Los Hermanos, Titãs e Tribalistas vai pro inferno. Se for algo totalmente novo, me conte? Um bom 2019 !

PS: Depois de quase 12 anos escrevendo em blogs, jornais e sites eu encerro minha "Carreira" de blogueiro ou mesmo colunista, agradeço a quem leu todos ou apenas um texto e que mesmo não concordando refletiu. Beijo no Cérebro. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário