quarta-feira, 21 de março de 2018

Melhor série de comédia brasileira tem apenas 7 episódios


No início dos anos 2000, assim como eu todos gostavam muito da série "Os Normais" estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. Ao todo foram 3 temporadas de acontecimentos cotidianos e de um humor longe de ser pastelão,mas que ao final da terceira temporada foi perdendo o fôlego. Eu era pequeno na época mas lembro que fiquei chateado ao saber que uma tal de "Os Aspones" iria substituir os Normais. Somente mais de 10 anos depois que fui  assistir a trama dirigida pela sempre brilhante Fernanda Young e Alexandre Machado, posso dizer que disparado é a melhor série de comédia que esse país já teve.

O nome "Aspone" significa (assessor de porcária nenhuma) e justamente em torno da rotina  diária de uma repartição pública em Brasilia, chamada F.M.D.O ou seja (Fundo Ministerial de documentos Oficiais) ou o lugar aonde todo comprovante de residência, foto 3x4, xerox de identidade vai parar.  Ao ser promovido  chefe Tales (Selton Melo) chega no setor e descobre juntamente com a sua estagiária de 35 anos  Leda (Andréa Beltrão) que dirige um Opala preto que no F.M.D.O. não tem nada pra fazer. Assim sendo os outros aspones,  Caio (Pedro Paulo Rangel), Anete (Mariza Orth) e a impagável Moira (Drica Moraes) não fazem absolutamente nada, o que revolta Tales já no seu primeiro dia de chefe.

Com o passar do tempo eles descobrem que podem dar uma utilidade ao F.M.D.O e mudam o significado da sigla para ( Falar Mal dos Outros) e juntos começam a procurar os documentos de todos os  sacanearam e passam a  convoca-los para se apresentarem ao setor em Brasilia sempre pedindo documentos sem sentido como por exemplo: exame de próstata feito no hospital do exército ou o comprovante que os pais recebem logo que o filho nasce contendo um número que deve ser apresentado ao F.M.D.O quando o filho faz 18 anos, é impagável a reação os personagens.

Mais do que uma simples comédia, "Os Aspones" esculhamba com funcionarismo público de Brasilia do primeiro ao ultimo episódio, perguntada certa fez sobre a razão da série ter durado tão pouco, Fernanda Young disse que o pessoal de Brasilia não gostou muito. Tendo em vista a subserviência da Globo é totalmente compreensível. 

O Fato é que não tenho a menor dúvida que se você pegar o fim de semana pra assistir vai ficar impressionado com a qualidade e com o humor negro recheado de sarcasmo e ironia que a comédia oferece. Sobra até pro cantor Oswaldo Montenegro que tem a todo episódio suas letras esculhambadas pelo personagem Tales (Teles?) que se diz fã do "grande menestrel de Brasilia".

É possível encontrar os 7 episódios no Youtube, mas eu recomendo dar uma procurada no "cine torrent" que a qualidade é melhor. Abaixo deixo o link do primeiro episódio. Se você gostar venha até "o cantinho do café pra gente dar um plá". 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QD238r9Y1A8&w=560&h=315]

Nenhum comentário:

Postar um comentário