Estamos
a menos de um mês para o inicio do maior e mais assistido evento
esportivo mundial em meio a um clima de insatisfação por parte da
maioria da população. A Copa do Mundo de futebol vem aí com seus
estádios atrasados, orçamentos estourados, obras de infraestrutura
que não ficaram prontas no prazo e todas as greves que estão
aumentando dia após dia (o que é bom). Tanto que se lembrarmos em
copas passadas a menos de um mês o clima era outro, víamos
bandeirinhas, camisetas do esquete canarinho e todo país em um clima
de alegria e expectativa, hoje o clima é outro.
Além
de tudo isso que estamos acompanhando na mídia que já deixam o
clima do evento meio caótico, a parte musical que poderia ser ótima
consegue ser mais broxante ainda. Meses atrás a FIFA anunciou as 14
faixas que iriam fazer parte da trilha sonora oficial da copa, eu
juro pra vocês que a escolha beirou o inacreditável de tão ruim!
Eu não sei qual foi o critério, se foi devido ao sucesso de algumas
canções no carnaval, ou se teve “jabá” de gravadora. Só sei
que desde a copa da França em 1998 (a primeira que eu vi de cabo a
rabo) até hoje, a nossa copa tem a pior trilha sonora de todas.
Na
África do Sul em 2010 por exemplo, Shakira trouxe a “waka waka”
que não era lá essas coisas porém passava uma harmonia com o país
em questão e de certo modo foi bem aceita. Na Alemanha em 2006 Bob
Sinclair foi a bola da vez com “Love Generation”.
No Japão a
trilha era oficial ficou por conta da cantora Anastácia (nem
lembrava mais dela) e da canção “Boom”.
No
Brasil a trilha sonora oficial se chama “We are one” interpretada
pelo trio horroroso Pitbull feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte
. A música é tão ruim que nem se quer tem tocado nas rádios pelo
Brasil e pra piorar as outras faixas do disco são horríveis até a
pavorosa “Lepo, Lepo” está inclusa seguindo a tônica da
oficial fazendo um dos piores discos lançados esse ano. Carlinhos
Brown um dos caras mais oportunistas da musica brasileira está em
duas faixas só pra vocês terem uma ideia da falta de noção do
repertório.
Assim como muitas chances foram perdidas em termos estruturais nessa copa do mundo que poderia servir pra mostrar ao mundo um país mais organizado, na música com essa trilha sonora, perde-se a chance de se mostrar uma país com qualidade musical, temos inúmeros artistas que esbanjam talento e poderiam muito bem mostrar ao mundo outra face da nossa música, mas infelizmente não é isso que está acontecendo.
Assim como muitas chances foram perdidas em termos estruturais nessa copa do mundo que poderia servir pra mostrar ao mundo um país mais organizado, na música com essa trilha sonora, perde-se a chance de se mostrar uma país com qualidade musical, temos inúmeros artistas que esbanjam talento e poderiam muito bem mostrar ao mundo outra face da nossa música, mas infelizmente não é isso que está acontecendo.
Quando
a mim? Eu vou me trancar em casa, chamar os melhores amigos e
assistir os jogos bebericando com petiscos e boa música, longe das
ruas e do caos musical que vai ser tal evento, fazer o que? Agora é
tarde, vai ter copa sim!

Nenhum comentário:
Postar um comentário